MEUS MÉTODOS DE ESTUDOS PARA PASSAR NO TESTE DE INTEGRAÇÃO CIVIL A1 | EPISÓDIO 01: VIDA NA HOLANDA


Imigrar para um país pode ser um processo cansativo e muito complicado, principalmente quando envolve todo o estresse da parte burocrática. Se você vai aplicar para o visto de parceira com um cidadão holandês, você precisará passar por um teste de integração civil, que consiste em 3 partes: conhecimentos da sociedade holandesa, interpretação de texto e leitura em holandês e responder  e completar perguntas.

Nesse post, eu quero compartilhar os métodos que utilizei para estudar para o exame e assim, poder ajudar quem está passando pelo mesmo processo. Se tiver qualquer dúvida, deixe nos comentários com o seu e-mail que eu tentarei ajudar.


  • KIT NAAR NEDERLANDS

Esse kit é disponibilizado pelo próprio governo holandês e você pode comprá-lo. Infelizmente, não achei em nenhum site que revende livros, como a Amazon Br, mas eu e meu namorado compramos pela Amazon UK e pagamos 28 euros. Esse livro é composto por 4 CDS, um filme documentário sobre a Holanda, um livro de textos e exercícios e um e-learning online. 

Eu utilizei tudo o que foi mandado pelo kit, porque eu achei super válido e naquele momento, eu não tinha acesso aos outros itens que vou mencionar nesse post. Então eu achei que era a única forma de estudar para o teste e acabei me dedicando bastante parte do meu tempo, resolvendo os exercícios, fazendo resumos do documentário e decorando informações sobre a Holanda.


  • LEARN DUTCH.COM

O site Learn Dutch foi um dos principais meios para eu conseguir me inserir na língua holandesa de forma mais fácil. O site foi criado por um professor, Bar de Pau, e ele tem um canal no youtube também, que ajuda muito a se inserir na cultura e língua holandesa. Ele não ajuda diretamente com o teste, mas é importante para aprender vocabulário, algumas coisas gramaticais e assim, ter mais repertório para o teste. 


  • AD APPEL

Esse aqui foi uma descoberta já quase no final da minha preparação para o teste, eu não sabia que havia esse site para estudos, com as perguntas, os vídeos e os exercícios para treinar, focados no teste A1 de integração civil. Além de um canal no youtube com todos os vídeos do KNS, eles também tem perguntas do spreken, além disso, vários exercícios de interpretação de texto que ajudam muito na parte do lezen. 


---
 

Em um geral, sempre que converso com alguém que está para fazer o teste, eu falo "vá com tudo o que você tem, nunca com o mínimo". Eu tenho experiência com línguas e a hoalndesa não foi minha segunda, muito pelo contrário, foi a 5ª língua a ser estudada, então eu tinha muita base de como funcionava para mim. Eu sempre soube quais os métodos que me fazem aprender mais facilmente o idioma. Neste caso, além de estudar 7h por dia por 4 meses, eu tinha ajuda do meu namorado, que gravou as perguntas em holandês em um áudio e eu ouvia todos os dias antes de dormir.

Por que eu falo para nunca ir com o mínimo? Porque o teste é fácil, mas não é tão fácil assim se você não tiver repertório e estiver seguro com o que aprendeu. Decorar não é uma coisa tão boa, ela te ajuda, mas se você está indo viver na Holanda, aprender seria muito melhor. Eu decorei algumas coisas e não me lembro mais delas, mas o que eu aprendi de gramática e vocabulário, isso nunca mais sairá de mim.

Nenhum comentário